Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
  •  
     

    Emoção e bênçãos de São Marcelino marcam visita dos Irmãos Maristas ao Vaticano e ao Papa Francisco

    Marcelino Champagnat costumava dizer que o Papa é, para o mundo espiritual, o que o sol é para o mundo físico.

    Notícias

    24.03.2022 15:17:48 | 3 minutos de leitura

    Emoção e bênçãos de São Marcelino marcam visita dos Irmãos Maristas ao Vaticano e ao Papa Francisco

    Na manhã do dia 24 de março, o Papa Francisco recebeu, em audiência no Vaticano, os Irmãos Maristas que participavam da X Conferência Geral do Instituto Marista. Ou seja, os integrantes do Conselho Geral, bem como os Superiores Provinciais que estavam representando seus países e regiões de atuação. Entre eles, estava o Ir. Benê Oliveira, Provincial da PMBCS.

    Marcelino Champagnat costumava dizer que o Papa é, para o mundo espiritual, o que o sol é para o mundo físico. Nesse sentido, “as Constituições Maristas (C 10) recordam o nosso profundo respeito e amor ao Papa e adesão aos ensinamentos e orientações da Igreja. Estimamos que a bênção, palavras e exemplos do Papa Francisco velem solícitas sobre todos nós”, destaca Ir. Benê.


    Chamado para olhar além

    Em resumo, durante o encontro o Santo Padre falou sobre o carisma Marista, educação integral, fidelidade às raízes e abertura universal. Sem dúvida, um momento muito especial na programação da Conferência Geral. Sobretudo de fortalecimento da missão e da provocação para “Olhar além”, slogan que guiou as atividades dos Irmãos nessas três semanas em que estiveram reunidos, em Roma.

    “Muito bacana o encontro com o Papa Francisco: o pronunciamento dele é muito programático e bem ao encontro do tema da nossa Conferência Geral. Enfim, foi muito bom sentir e tocar as mãos do Papa Francisco — um homem simples e todo de Deus e das pessoas!”, enfatizou Ir. Benê.

    Companhia da Boa Mãe

    Além disso, o Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto Marista, também teve sua oportunidade de falar ao Papa Francisco e demais presentes. Em seguida, presenteou o Sumo Pontífice com uma bela imagem de Maria, a Boa Mãe que acompanha os Irmãos Maristas em suas trajetórias e obras desenvolvidas.

    Inspiração em São Marcelino

    Ademais, os Irmãos Maristas tiveram a oportunidade de apreciar a escultura de Marcelino Champagnat com um menino nos ombros, localizada na Basílica de São Pedro.

    Imagem esta que remete ao papel de educador não somente como aquele que ensina o que está nos livros. Mas também como alguém que acompanha e carrega consigo os êxitos, os fracassos e os desejos das crianças e dos jovens – conforme comentou o Cardeal Jorge Bergoglio em 2008, antes de se tornar Papa.

    “Emocionante também foi a visita à nave São José, onde se encontra o nicho da escultura atípica de São Marcelino Champagnat no Vaticano! O Papa Francisco e os demais habitantes da Casa de Santa Marta passam diante dessa imagem todos os dias quando seguem e retornam dos seus escritórios na Cúria Romana. Quanta proteção devem receber do nosso Santo Fundador! Mas, sim, de verdade, ali também elevei especial prece por toda a Província: Irmãos, Formandos, Comunidades, nossas Frentes de Missão, suas belezas, desafios, provações”, conta o Ir. Benê. 

    A saber, a visita ao Vaticano fez parte da programação da última semana da Conferência Geral 2022, realizada de 8 a 26 de março. Certamente, cada participante volta para sua Província com a bagagem repleta de conhecimentos e inspiração. Principalmente após tantos encontros encorajadores enquanto família global.


    Mais em Notícias